terça-feira, 23 de outubro de 2007

Golpe de marketing da autora

23/10/2007 - 16h21

Dumbledore gay é golpe de marketing da autora, dizem fãs

Revelação da sexualidade do mentor de Harry vem causando polêmica entre fãs.
Eles argumentam que seria estratégia para vender mais livros.
Do G1, em São Paulo

Foto: Bill Haber

J. K. Rowling durante sessão de autógrafos (Foto: Bill Haber)

A declaração feita por J.K. Rowling de que Dumbledore é gay dividiu os fãs de Harry Potter. Nas comunidades no Orkut dedicadas à série de livros, muitos acusam a autora inglesa de estar fazendo "marketing".

“Pra mim isso é pura palhaçada e é totalmente desnecessário. O que mudaria na história do livro ele sendo ou não gay? É marketing puro!”, afirma Mário Soares, integrante da comunidade Harry Potter Brasil, no tópico “A sexualidade de Dumbledore”. Ele completa dizendo: “Ela quer é vender livros, isso sim”.

O internauta é apoiado por outros integrantes da comunidade virtual. “Eu só acho que a J.K. ficou meio perdida depois do último livro. Ela deixou de colocar informações nos livros e agora quer inventar moda. Pra mim fica o que está no livro”, argumenta Vanessa Caroline.

Outro participante da comunidade, identificado como Edu, defende o mesmo ponto de vista de Vanessa. “Eu particularmente não vejo uma necessidade dessa afirmação. Em que isso mudaria a história? Eu só acho que se esse fato fosse importante ela teria mencionado no livro. Concordando, assim, que isso foi só um fricote da J.K. para inventar modinha.”

Respeitável

Foto: Divulgação
Divulgação
Michael Gambon interpreta o personagem Dumbledore no cinema (Foto: Divulgação)

Além de não entenderem exatamente o que motivou a declaração de Rowling, dada em uma entrevista coletiva na última sexta (19), em Nova York, os fãs se dividem entre os que não curtiram a revelação e os que saíram em defesa ferrenha de “Dumby”, como o personagem é afetivamente chamado nas comunidades do Orkut.

“Durante todo o livro o Dumbledore manteve uma imagem respeitável. Eu sei que não diz se ele teve uma namorada ou não, mas também não diz que ele teve relações homossexuais. Essa notícia destruiu parte da imagem do Dumbledore. Sei que alguns vão me chamar de ignorante preconceituoso, mas que a notícia arruinou parte da imagem de Dumbledore, arruinou”, afirmou Mário.

“Lógico que arruinou. Dumbledore é o personagem mais respeitável do livro. E agora o que vai ter de palhaçadinhas com ele”, aposta Mateus.

Luiz Paulo sai em defesa do bruxo. “A imagem de Dumbledore só está arruinada para aqueles que acham impossível ser homossexual e ser respeitável”.

Purpurina

Foto: Reprodução
Reprodução
Reprodução da comunidade do Orkut
(Foto: Reprodução)

De fato, a declaração de Rowling vem gerando piadinhas na internet. No Orkut já há várias comunidades sobre a homossexualidade de Dumbledore.

Uma delas, batizada de “Dumbledore é gay”, especula: “Agora sabemos a verdadeira intenção de Dumby pra dar aulas extras ao Harry!”. Outra, chamada “Dumbledore é gay! Eu já sabia!”, pergunta: “Quem nunca desconfiou de Dumbledore com aquele papo de amor dele?”.

Há até a comunidade “Dumbledore virou purpurina”. Mas ainda tem muito fã que não liga para nada disso, e continua adorando não só o bruxo como todos os personagens do fenômeno “Harry Potter”. Para esses, existe ainda a comunidade “Dumbledore é gay. E daí?”



FONTE: G1

©2007 '' Por Elke di Barros